Tempo de leitura: 4 minutos
Escolher o tapete certo na decoração sempre parece um desafio. Errar no equilíbrio pode ser muito fácil.
Para elaborar uma decoração bonita, é fundamental que todos os elementos do espaço se completem e gerem equilíbrio.
Adotar um estilo de decoração, várias vezes, é uma ótima solução, no entanto, todos as coisas precisam “se comunicar” entre si, gerando uma excelente apelo visual.
Como sempre digo por aqui, os elementos da decoração devem conversar entre si.
Os tapetes, por exemplo, conseguem ser um artigo complementar a fim de gerar um espaço diferenciado.
Mas falar é sempre mais fácil que fazer e por isso, aí vão algumas dicas para inspirar você. Confira!
Escolher o Tapete Certo e Integrar na Decoração

Um tapete em qualquer cômodo é um acessório vantajoso para enriquecer a decoração.
Escolher o tapete certo, além de deixar mais agradável ele leva bem-estar e personalidade no espaço.
Antes, é fundamental conferir a dimensão de sua sala e a partir disso observar como irá combinar ele nesse local.
O tapete frequentemente encontra-se na parte central do cômodo, então procure constantemente um tamanho maior para que ele fique preso por baixo de alguma móvel para evitar acidentes.
Esta na verdade é uma maneira de integrar com o demais objetos: mesa central, mesa lateral, luminária com pé, poltronas, vasos e etc.

Após observar o tamanho de sua sala e a ideia que deseja passar você pode optar o formato dele: pode ser retangular, circular e quadrado.
Qualquer um dos 3 tem um resultado final fantástico. Os redondos são ideais para enfatizar um móvel, podendo ser até o mesa central ou uma luminária de chão.

Decidido o estilo de sua sala é possível definir infinitos modelos e estampas. Para as pessoas que tem um estilo moderno e jovial é legal aventurar-se em tapetes geométricos com cores ou tonalidades inversas (preto e branco, vermelho e azul, amarelo e rosa…).
Saiba mais sobre combinações de cores nesse post sobre combinação de cores para decoração de interiores.
Já um estilo clássico é ideal adquirir um de lã de algodão e se for uma sala formal as persas não sairão de moda de maneira nenhuma.
Se não quiser pecar na decoração com seu tapete, invista em um tapete felpudo que funciona bem em qualquer cômodo sem deixar de lado a visual belo.

Os cores vão depender do tamanho da sala. Como falamos em mais posts, os tons escuros sempre diminuem a local, invista neles caso tenha uma sala ampla e moderna.
Os coloridos ficam bem para as pessoas que tem um sofá neutro para que não destoe demais na harmonia, e sempre um toque de coloração adiciona vida ao local.
As cores neutras como: bejes, brancos e cinza fazem a combinação perfeita para qualquer tipo de cômodo.

A última dica para deixar o tapete prático no dia o dia é colocar uma fita adesiva ante derrapante por baixo dele. Isto a fixa no chão e deixa no lugar correta evitando que tenha que ajustar constantemente ele.
Não Esqueça
Os tapetes na decoração dão um requinte o mais na local, entretanto, não devemos esquecer-nos de suas variadas funcionalidades:
- são capazes de abafar o ruído (especialmente no caso dos apartamentos),
- são fáceis de levar e ocultar alguma imperfeições contidas no chão da casa.

Deixe o tapete como o último ponto o ser selecionado na hora de planejar a decoração. Dessa maneira, é possível observar bem o projeto e não se exceder.
Gosta de Decoração? Entre para o nosso Curso Online Decoração de Interiores.
Saiba mais clicando no link abaixo.
➡︎ Curso Online Decoração de Interiores
Um Abraço.
Até a próxima.
Link permanente
Olá, amo tapete e gostaria de saber se pode ser usado no Hall de entrada, qual tipo de tapete pode ser mais adequado, caso seja possível.
Link permanente
Pode e deve.
No hall de entrada cabe tapetes até no teto.
Vai depender muito das cores que você tem no ambiente, mas prefira tapetes escuro, vai facilitar mais na hora de limpar.
Bjs :*